A Astronomia dos Lusíadas de Luciano Pereira da Silva (2ª parte)



A deusa Tétis mostra a Gama a Máquina do Mundo. (Universidade de Lisboa)
Há alguns meses atrás era publicado neste portal o tema do mês A Astronomia dos Lusíadas de Luciano Pereira da Silva. Nessa altura pudemos constatar que "Camões tinha um conhecimento claro e seguro dos princípios da astronomia, como ela se professava no seu tempo" e que utilizava com rigor tabelas de efemérides astronómicas. Com o presente tema do mês vamos continuar a consultar a obra de Luciano Pereira da Silva e verificar que o Tratado da Sphera de Pedro Nunes (1537) terá sido a fonte astronómica principal de Camões.

O Tratado da Sphera de Pedro Nunes contém cinco tratados, dois de sua autoria e três traduzidos do latim – De Sphaera de Sacrobosco (1472), Theoricae novae planetarum de Purbáquio (1460) e a Geografia de Ptolomeu (Séc. II).

De Sphaera de Sacrobosco foi traduzido para português por diversas vezes, mas a versão de Pedro Nunes contém muitas anotações escritas nas margens das páginas, explicando, completando ou corrigindo Sacrobosco.

Veremos como, em caso de divergência de opinião, Camões segue as anotações de Pedro Nunes, e não o texto original de Sacrobosco, o que prova a actualidade da sua cultura científica, para além da sua já conhecida capacidade de transcrição poética de conceitos técnicos complexos.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:


Autoria:

Carlota Simões
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra

Referências:
[1] Luciano Pereira da Silva, "A Astronomia dos Lusíadas", Revista da Universidade de Coimbra, Vol. II a IV (1913 a 1915), Sep.: Imprensa da Universidade, Coimbra, 1915

[2] Luís de Camões, Os Lusíadas, Porto Editora, 1977

[3] Pedro Nunes, Obras, Vol. I, Tratado da Sphera, Academia das Ciências de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002